Portuguese English French German Italian Russian Spanish


Constelações de Negócios

Eunice de Almeida
Consultora organizacional dinâmico-sistêmica

 

publicado no jornal Pôr do Sol/RJ

Princípios que governam o Sucesso nas Empresas e nos Negócios

Em organizações empresariais, assim como nos sistemas familiares, ocorrem dinâmicas, na maioria das vezes inconscientes, que podem revelar forças ocultas por trás de sentimentos, tais como: pessoas que sabem ser capazes, mas não estão conseguindo atuar com seu pleno potencial; com problemas de comunicação; sentimentos de fracasso; projetos brilhantes que não avançam; falência etc.

Baseado na Hellinger Science, a Consultoria dinâmico-sistêmica visa tornar visíveis tais movimentos ocultos que gerenciam, nos bastidores, os caminhos da empresa. É importante ressaltar o que ocorre na relação entre os elementos do sistema.

 

Hierarquia: um lugar adequado para todos

Todos precisam ser reconhecidos e honrados na sua posição correta. Isso vale não somente para os que estão trabalhando atualmente, mas também para os que foram importantes na história da organização. Numa instituição clara, onde cada um sabe o seu papel, todos podem se concentrar no seu trabalho, sabendo que não há impedimento, por parte de outros colegas, na sua realização.

 

Equilíbrio entre dar e receber

Profissionais disponibilizam todo o seu talento quando conhecem o real significado de suas vidas pessoais e profissionais. A organização deve recompensá-los, de preferência dando um pouco mais do que recebeu. Quando isso acontece, a troca cresce dentro da empresa. É importante que todos os envolvidos – profissionais, clientes e fornecedores – sejam vistos uns pelos outros. Se um funcionário não está sendo honrado, seu trabalho não está sendo reconhecido, ele murcha, se ressente e passa a minar a instituição inconscientemente. Outro exemplo é quando uma empresa causa transtornos aos vizinhos e não reconhece isto, apenas tenta comprar os vizinhos construindo uma quadra de esportes. O fato dos vizinhos não serem “enxergados”, considerados, pelo empresário que só pensa em lucros, faz com que os mesmos não ajudem no crescimento da empresa; os funcionários inconscientemente são fiéis aos vizinhos incomodados e não conseguem desenvolver bem suas tarefas. É preciso que a organização reconheça estar causando danos aos vizinhos e depois, como uma forma de minimizá-los, faça algo pela comunidade.

 

Produtos são como pessoas

A constelação é um excelente meio de revelar a relação entre a marca, o produto, os fabricantes e os compradores, pois é o produto quem veicula os bastidores da empresa.

 

O que acontece do lado de dentro se reflete do lado de fora!

A experiência tem mostrado que a relação entre produto e marca, ou entre marca e grupo de consumidores, reflete freqüentemente as dinâmicas que acontecem dentro da organização. Se, por exemplo, dentro de uma empresa existe tensão e todos estão com suas atenções voltadas para os problemas, os consumidores sentem isto e as vendas começam a cair. Quando a ordem interna é restabelecida, e todos se sentem bem, disponíveis e com a atenção voltada para fora, os clientes reaparecem.

 

O que faz uma organização ser saudável?

É quando os funcionários se sentem bem fazendo o seu trabalho, gostam e acreditam no que fazem e a organização preenche o seu objetivo na sociedade, oferecendo um produto de qualidade que atinge aos que dele necessitem.

As Constelações podem funcionar como instrumento de prognóstico e de mudanças dentro das organizações, revelando, por exemplo, uma nova dinâmica que faça com que diretores, gerentes e funcionários trabalhem em harmonia.

Comentários  

0 #1 MARCIA lOPES 13-12-2017 14:12
Prezados,
Gostaria de fazer uma constelação familiar e empresarial com a Eunice !
Não tenho conseguido ligar!
Gostaria de um retorno
Marcia
Citar

 

Rua Maria Eugênia, 303 – Humaitá 

22261-080 – Rio de Janeiro – Brasil
Tel 0xx-21- 2535-0349

www.unindocoracoes.com.br 

      

 Venha nos visitar

Nossa Localização

clique no mapa para ampliar