Mestre Lanto viveu na antiga Lemúria (onde hoje é o Oceano pacífico), como sumo sacerdote, onde lhe foi dado em confiança a custódia da Chama da Precipitação. A Precipitação é um processo alquímico que atrai a Luz e a Substância Cósmica Universal, fazendo-a materializar numa forma física através da Ciência da Palavra Falada.
Mestre Lanto serve no 2º Raio de Deus, que tem como atributos a Sabedoria, Iluminação, Discernimento, Intuição, Equilíbrio e Percepção Divina. Foi Chohan deste Raio, cargo que herdou de Mestre Kuthumi, mas transferiu a custódia de seu Templo de Luz a seu discípulo Confúcio. Pela longa dedicação a esse Templo, Mestre Lanto conquistou o direito de assumir maiores encargos.
Lanto encarnou na China, como governante contemporâneo do sábio Confúcio (séc. VI a.C), tendo alcançado sua ascensão. Seu Santuário é conhecido como Templo da Precipitação e fica no plano etérico nas Montanhas Royal Teton, em Wyoming (EUA).
Senhor do 2º Raio, é um Mestre Ascensionado que nos ensina a senda da mestria através da iluminação. Dedica-se ao aperfeiçoamento das evoluções deste planeta, através da Chama Dourada da Iluminação do Cristo Cósmico e sua devoção à palavra da sabedoria e conhecimento o qualificam para iniciar as evoluções da Terra.
Conta-se que Mestre Lanto decidiu que a Luz da Chama de seu próprio coração brilharia fisicamente, como prova de que a Chama Trina é o verbo que pode se expandir, se assim o adepto quiser. Assim o brilho intenso da Centelha Divina podia ser vista, produzindo um halo dourado suave, que enchia o peito.
A função da Chama Dourada por meio de Mestre Lanto, é trazer a sabedoria para a Terra e administrar o conhecimento que vem do alto para a Terra. Sendo assim Mestre Lanto pode nos ajudar a ter um aprendizado melhor sobre assuntos em que temos dificuldade de assimilar.